Expansão de 5ME de parque empresarial em Viana cria 1.270 novos empregos

Expansão de 5ME de parque empresarial em Viana cria 1.270 novos empregos
A quinta fase do parque empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo, orçada em cinco milhões de euros, hoje inaugurada, acolhe quatro novas empresas do setor automóvel que criaram 1.270 empregos, num investimento global de 87 milhões de euros.

"Ao acolher estas novas empresas de componentes plásticos para o setor automóvel, Viana do Castelo afirma-se, cada vez mais, como um 'Plastic Valley'", afirmou o presidente da Câmara de Viana do Castelo.
 

José Maria Costa, que falava durante a cerimónia de inauguração da quinta fase daquele parque, na presença do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, adiantou que "Viana do Castelo é o 16.º concelho mais exportador a nível nacional, sendo responsável por 1,5 % das exportações nacionais e contribuindo para um 'superavit' positivo de cerca de 300 milhões de euros".
 

O autarca socialista reforçou que o "município quer entrar no 'top ten' das exportações nacionais até 2020, ano em que o concelho deverá exportar mais de 1.000 milhões de euros, correspondendo 30% ao cluster eólico, 30% setor do papel e 40% ao setor automóvel".
 

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, disse tratar-se de uma obra "notável, não apenas pela "qualidade" das infraestruturas, como das unidades industriais que, a partir daquele parque empresarial, "operam e servem o mundo interno".
 

Constituído em 2001, aquele parque, o maior do concelho, acolhe, para além do 'cluster' das energias renováveis da Enercon, empresas dos mais diversos setores de atividade, desde o automóvel, distribuição e transformação alimentar, metalomecânica ou transformação de vidro.
 

Em 2018 foram investidos 315 mil euros na melhoria dos acessos rodoviários entre o nó da autoestrada A27 e aquele parque empresarial.
 

A obra, integrada no Programa de Valorização das Áreas Empresariais, tem como principais objetivos, reforçar a competitividade das empresas, potenciar a criação de emprego e aumentar as exportações.
 

Situado junto da A27 e do nó com a A3, o parque empresarial de Lanheses está ainda próximo do porto de mar de Viana do Castelo.
 

O projeto do parque empresarial de Lanheses foi lançado em 2000 numa parceria entre a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a câmara e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC). O espaço ficou concluído no final de 2003, tendo Durão Barroso, então primeiro-ministro do Governo PSD/CDS-PP, presidido à abertura oficial do parque, que, em 2004, começou a receber as primeiras empresas.
 

No concelho, existem ainda a Zona Industrial de Neiva e o Parque Empresarial da Praia Norte.


Fonte:  Diário de Notícias