Santo Tirso com projeto-piloto para dotar área empresarial de qualidade elétrica A+


 

Em declarações à margem do lançamento da primeira pedra do novo entreposto do Lidl em Santo Tirso, no distrito do Porto, o presidente da Câmara, Joaquim Couto, considerou que este projeto "dará mais competitividade à área empresarial".
 

Sobre a instalação do centro de transformação de energia elétrica A+, o autarca explicou que a área empresarial de Santo Tirso "está definida pelo Governo como prioritária e foi a única escolhida para apoiar no distrito do Porto".
 

Este projeto, que tem a duração de um ano, será também implementado em Sines.


O projeto-piloto "prevê um conjunto de iniciativas e apoios por parte do Estado e de fundos comunitários", destacando-se a Infraestruturas de Portugal (IP) "que está a fazer os projetos e a desenvolver um conjunto de atividades para, através, das vias de comunicação, melhorar a acessibilidade" à área empresarial do concelho.
 

"A Brisa está a trabalhar na reformulação do nó da autoestrada para melhorar a acessibilidade e nós, juntamente com a CP, e também com a IP estamos a fazer outras infraestruturas como a ponte de Frádegas e a saída para Guimarães, e outras obras necessárias", acrescentou o autarca.
 

A "cereja no topo do bolo de todo este projeto", segundo o autarca, "é a instalação de uma subestação de qualidade A+ que, em Portugal, não existe fora das capitais de distrito".
 

"Isso permitirá ter uma competitividade acrescida, porque no mundo global apresentar esta área como tendo qualidade A+ é um acrescento relativamente à competitividade intermunicipal e regional", disse.



Fonte: Diário de Notícias