Marcas retiram toneladas de plástico e reinventam calçado


Das praias portuguesas para o mundo, objetivo passa por reinventar o calçado português. Zouri, Skizo e Melissa são três startups que olham para o plástico como uma oportunidade de upcycling.

O objetivo é limitar o uso de recursos e imitar a natureza onde “nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Com este conceito em mente, tem vindo a aumentar o número de empresas, principalmente startups, que procuram aproveitar o desperdício de indústrias à sua volta para criarem novos produtos, eles também recicláveis. Da roupa ao calçado, até aos acessórios, registou-se um aumento no número de marcas e empreendedores portugueses a apostar na economia circular uma vez que a preocupação ambiental recebe cada vez mais atenção no âmbito do consumo. De acordo com um estudo realizado pela NielsenIQ, nove em cada dez portugueses preferem produtos, empresas e marcas sustentáveis.

Uma dessas nasceu em Braga, em 2018, pelas mãos de Adriana Mano. Em nome da pegada ecológica chega a Zouri, um produto que nasceu do sonho de querer retirar o plástico do oceano e incluí-lo numa linha de calçado “verde”.
A marca foi criada por dois amigos minhotos que sempre tiveram o “sonho” de limpar o oceano, livrando-o de garrafas e outros plásticos. Começaram por fazer sandálias e, mais tarde, lançaram os ténis.

 


 

Fonte: O Jornal Económico