O grupo dreamMedia vai lançar a primeira rede nacional de painéis digitais para publicidade no exterior. Investimento inicial é de cinco milhões de euros e começa no Porto, Lisboa e Algarve.
“É o maior investimento em suportes digitais em Portugal, que visa garantir a recuperação do país face ao forte atraso existente em relação às médias internacionais”. É desta forma que Ricardo Bastos anuncia o lançamento da primeira rede nacional de outdoors digitais, que representa um investimento inicial de cinco milhões de euros e vai ser financiado a 100% com capitais próprios.
Num mercado em que só existem operações digitais em ambiente interior (indoor), em áreas de serviço e nos transportes, o grupo dreamMedia aposta em espalhar estes painéis digitais de alta definição pelas ruas portuguesas – podem ir dos 3×2 metros aos 20×5 metros –, contando digitalizar até 2025 cerca de 30% das estruturas instaladas pela empresa.
O grupo de Vila Nova de Gaia emprega cerca de uma centena de pessoas e no ano da pandemia faturou dez milhões de euros, menos um milhão que em 2019 – é o segundo maior operador em Portugal, a seguir ao Grupo JCDecaux, especializado em publicidade em mobiliário urbano. O grupo vai somar até dezembro uma centena de posições premium no Porto, Lisboa e Algarve e conta subir o portefólio digital para as 300 nos próximos dois anos.
“Queremos garantir a oferta de uma solução que permita agora a presença das marcas em suportes digitais na rua, com todas as vantagens e dinâmicas associadas”, disse o CEO. Medir a audiência impactada, segmentar os conteúdos e as mensagens em função da localização e incluir várias mensagens em cada painel são alguns dos benefícios deste formato, em que as campanhas publicitárias podem apresentar imagens, vídeos, QR Codes ou conteúdos HTML.
Além disso, a empresa que lidera a publicidade exterior em Portugal – diz controlar metade dos 7 mil outdoors no país – destaca que estes painéis digitais permitem gerir os conteúdos em tempo real, alterá-los ou adaptá-los mediante as horas do dia e as condições climatéricas, e funcionalidades como o controlo automático do brilho, o processamento de audiências (sejam automóveis ou pessoas) e a integração de dados de Smart Cities.
Fundado em 2006 por Ricardo Bastos, atualmente com 33 anos, o grupo nortenho é composto pela BIGoutdoors (monopostes e formatos gigantes) e pela dreamMedia (outdoors, meios de ativação e roadshow). Entre Gaia e Lisboa, tem estruturas próprias de serralharia, produção de grande formato e equipas de montagem e manutenção. Tem operações também em Moçambique, mas é no mercado doméstico que tem já presença em 169 municípios dos 18 distritos.
Uma presença que está a ser reforçada desde que em abril entrou no mercado do mobiliário urbano em Portugal, passando a assegurar a instalação, manutenção e exploração de publicidade em paragens de autocarros, mupis e outros equipamentos na via pública.
Para liderar este novo departamento, em que já garantiu contratos exclusivos na Maia, em Torres Vedras e Vilamoura, recrutou António Meireles Moita. O gestor que tem no currículo passagens por BCP, Totta & Açores, Grupo Espírito Santo e presidiu à Oeiras Invest, era administrador da concorrente JCDecaux e passou também a ser acionista da dreamMedia.
Fonte: Eco.sapo.pt