Capital Energy investe 250 milhões em Penafiel


A empresa espanhola Capital Energy vai investir 250 milhões de euros em dois parques eólicos no concelho de Penafiel.

A Câmara Municipal de Penafiel anunciou, esta segunda-feira, que os dois parques eólicos situados no concelho pertencente ao distrito do Porto terão capacidade para levar eletricidade a 200 mil habitações.

As centrais eólicas vão ser constituídas por 19 aerogeradores, que irão produzir 253 gigawatt-hora (GWh) por ano. A instalação está prevista avançar ainda no decorrer deste ano e é esperado que os dois parques estejam ativos até ao final do verão de 2023.

“Em termos de consumo doméstico permitirão alimentar a região do Tâmega e Sousa ou a cidade do Porto”, ou seja, cerca de 200 mil habitações, exemplifica a Câmara Municipal de Penafiel no seu website.

As novas centrais eólicas, “quando comparadas com uma central a carvão, vão permitir poupar a emissão de mais de 200 mil toneladas de CO2 para a atmosfera”, refere a autarquia, contando já com luz verde’ da Agência Portuguesa do Ambiente.

As centrais vão ficar instaladas nas freguesias de Capela, Lagares e Figueira, Valpedre, Duas Igrejas, Luzim e Vila Cova.
 

Fonte: PME Magazine