Determinar a estrutura de uma empresa depende fundamentalmente do número de sócios escolhidos e do capital social de entrada, de forma a maximizar os benefícios compreendidos e minimizar as desvantagens existentes.
A Sociedade Anónima distingue-se das outras sociedades no capítulo de administração e fiscalização, com uma diversidade de estruturas possíveis e também, no aspeto da responsabilidade dos acionistas, visto que esta é balizada pelo valor do capital subscrito.
Sociedade Unipessoal por Quotas
O que é?
Constituição de uma sociedade, com um único sócio, podendo ser uma pessoa singular ou coletiva.
Vantagens
1. Responsabilidade limitada ao capital social
2. O controlo sobre a atividade da empresa
3. Fácil dissolução
Desvantagens
1. Impossibilidade de obter vantagens fiscais, resultantes do englobamento dos resultados da empresa na matéria coletável de IRS face à estrutura da empresa em nome próprio
2. Dificuldade em angariar capital novo ou financiamento, devido à reformulação da sociedade
Capital Social Mínimo
1€
Registo
Aplicável a todas | Custo: ~700€ | Duração: ~2 semanas | Processo: Ver aqui
Administração e fiscalização
1 ou + gerente(s)
Não é obrigatório a existência de órgão de fiscalização. Contudo, é necessário proceder à designação de um Revisor Oficial de Contas a partir de certos limites de atividade para proceder à revisão legal das contas.
Direitos dos sócios minoritários
Não aplicável
Responsabilidade dps acionistas
A responsabilidade do sócio único é limitada à realização do capital social
Participações sociais liberadas na constituição
A realização de 50% das contribuições em dinheiro pode ser diferida pelo período máximo de 5 anos. As contribuições em dinheiro poderão ser depositadas em conta bancária aberta em nome da nova sociedade até ao final do primeiro exercício económico.